1.08.2015

A porra da falta de tempo

Será que é tudo uma questão de organização? Ou há por aí muitas mães a ficarem maluquinhas com a falta de tempo?

Ontem nem eu nem o David podíamos ir buscar a Isabel à creche porque tínhamos trabalho para acabar. Não tendo avós por perto que possam fazer o favor, um de nós teve de adiar o trabalho e terminá-lo à noite. Esse alguém fui eu. 

Não me posso queixar do meu trabalho, nuns dias trabalho muitas horas, mas noutros tenho a sorte de poder acabar muitas coisas em casa. Só que há dias em que não sei para onde me virar e só me apetece chamar pela mãezinha!

Do que prescindir? Da filha, nunca! Se bem que às vezes dou por mim a rezar para ela adormecer depressa e sem birras para eu poder ir trabalhar. Depois fico a sentir-me uma péssima mãe. Só tenho uma filha e moro a 10 minutos do trabalho e da creche e há dias em que não dou conta do recado.

Como gerem tudo, mães que têm dois trabalhos, moram no cu de Judas, têm mais do que um filho, cão, periquito, jantar para fazer e marido, com quem querem ter umas horinhas para namorar? Já nem falo em ver filmes, séries ou ler, isso devem ter reduzido a um evento por semestre, não?

Ou acordam às 06h da manhã e deitam-se às 01h para conseguir ter tempo para tudo? Fazem a comida para a semana toda logo no domingo? Ou varrem para debaixo do tapete só para disfarçar a porcaria das vossas casas?

Ajuda, aceita-se!


6 comentários:

  1. Não acredito que seja falta de organização, é só mesmo falta de tempo. Só tenho um filho, acordo todos os dias às 6h30 mas consigo deitar-me antes das 00h00 :) Moro a 1 hora do trabalho e todos os dias reclamo com a falta de tempo e as horas perdidas na estrada e tudo e tudo. Tenho pensado muito num segundo filho (o meu tem 15 meses), dá para acreditar? Estou louca.
    É estupidamente cansativo ser mãe. E incrivelmente maravilhoso também!
    PS: Parabéns pelo blog. Rio à gargalhada com muitos dos posts.

    ResponderEliminar
  2. o truque está ai mesmo... deitar à 24h/1h e acordar às 6h... e não pensar muito nisso que dá mais sono! Lá em casa são 2 (5 e 2 anos) connosco com horarios minimamente desfazados para eles não terem de passar 11h/12h na creche, mesmo assim passam 9h. A trabalhar a 25/30km de casa e da escola de ambos, sem avós perto ou reformados, portanto o truque está mesmo em dormir pouco, ter tudo muito organizadinho e esperar que eles colaborem, não façam birras ou fiquem doentes para nos atrapalhar a vida toda. Para garantir que as crias têm uma alimentação decente, atestar o frigorifico ao fim de semana e ter sopa feita para a semana toda e 1 ou 2 refeições adiantadas, durante a semana, nas outras refeições que não estão já feitas, bifes, hamburgueres, lombos de peixe, postas de peixe, arroz, massa, batatas, legumes já arranjados e congelados, tudo refeições que estejam na mesa em menos de 30 minutos, brincadeira e cama antes das 22h para pai e mãe irem tratar de lavar e dobrar as toneladas de roupa que se sujam lá por casa, trabalhar se necessário (aqui é de evitar ao máximo, mas por vezes tem de ser) e ir relaxar ou mesmo dormir para o sofá a ver ou não um filmezinho ou série. E depois é rezar para que ninguem se lembre de acordar durante a noite, ou que pelo menos seja só um a fazê-lo!!!! Eles vão crescendo e torna-se mais fácil, mas depois tb temos a brilhante ideia de "mandar" vir outro e o caos instala-se novamente! :) PS: Quanto à casa... o truque é evitar a "porcaria" para não ter de se limpar muito, pelo menos durante a semana, sapatinhos à porta e um miniaspirador tb ajuda muito. Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. A organização pode melhorar algumas coisas, mas, na minha opinião, também pode acabar com o que temos de mais precioso que é a espontaneidade da vida. Acho também que piora quando somos pessoas que queremos viver tudo, não perder nem um segundo de vida dos nossos bebés, guardar memórias, ou seja, uma mães lamechas do pior, que é o meu caso. E isso gasta muito do nosso tempo.
    O conselho que te dou é ires vivendo como for possível, desde que não interfira na vossa saúde ou na vossa vida pessoal e familiar. Caso isso aconteça, têm de se encontrar soluções! E essas existem sempre!

    Ah, e mesmo que estivesses em casa a tempo inteiro e tivesses muito tempo, queixar-te-ias do mesmo. Nós perdemo-nos no mundo dos nossos filhos. (opinião de uma desempregada em casa)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  4. Mae de 4 pequeninos <3 posso partilhar q se consegue, mas nao ha receitas magicas nem tabelas a risca. Com o trabalho (infelizmente) nao preciso conciliar pq nao exerço já. Mas também se consegue, tenho amigas q o comprovam e tem mais filhos q eu até!

    ResponderEliminar
  5. Sou babysitter (ou seja lido com vários pais com várias vidas diferentes)
    Alguns truqes, roupa suja nao vai pra um cesto vai diretamente pra maqina (um detergente multicolor e temperatura baixa evitam acidentes) qando a maqina esta cheia poem-se a lavar e estende-se em cruzetas, via das normas ja fica direitinha, meias e outras miudezas podem ser estendidas naquelas rodas com um monte de molas e aos pares pra evitar confusoes. Duas sopas diferentes feitas ao sabado ou domingo por exemplo para ir dando em dias alternados. Comida simples, arroz pode ser feito pra durar hoje e amanha, hoje acrescenta-se cenoura e ervilhas e douradinhos amanha acrescentase tomate, broculos e bifinhos (por exemplo). Cortar verduras e coisas assim e deixar em tuperwares no dia em que a sopa esta a fazer tambem adianta metade. Uma mopa ou um aspirador automatico com umas gotinhas de essencia (sim da pra por nas mopas tambem) evitam ter que lavar chao todos os dias. Puxar as orelhas à cama em vez de estar com esquisitices. Colocar a louça suja toda numa bacia (em vez de estar espalhada ou dentro da banca) faz com que caso ajam visitas poem-se um pano a cobrir e a confusao resumese aquele sitio e esta meio escondida. Colocar um temporizador em 15/20 minutos uma vez por dia e cada dia esses 15/20 minutos servem para dar uma ajeitadela decente em cada divisao.

    ResponderEliminar
  6. E que tal estares-te a cagar se a casa não está num brinco? Ou se a comida é feita todos os dias?
    Uso fraldas de pano pelo que há mais uma a 2 máquinas de roupa por semana, roupa é responsabilidade do marido. Eu faço as compras, quando peço para ele ir dou a lista, tomo conta da comida que sim, faço quase tudo no fim-de-semana ou faço coisas mesmo simples mas para a miúda, que janta às 17h30 tem de estar feito, faço várias refeições incluindo pequeno-almoço (normalmente panquecas de aveia e banana) e a meio da semana faço mais uma vez. Ele aspira e limpa o pó eu limpo a cozinha e as casas-de-banho e todas as pequenas coisas que ele não vê que são muitas.
    Quase todos os dias limpo o chão mas nem sempre. Trabalhamos full-time mas aqui full-time são 8h, a creche é a 1minuto de bicicleta do trabalho e casa é a 18min. Vamos sempre de bicicleta faça chuva ou sol... Descomplicar e ter um parceiro em vez de um filho 30 anos mais velho talvez ajude..

    ResponderEliminar