1.22.2015

Carnaval para bebés: sim ou não?

É a discussão do momento. É um assunto tão importante que vai a debate parlamentar. E eu estou à beira de um ataque de nervos porque não sei que faça. Preciso muito da vossa ajuda, antes que seja tarde demais...

Os bebés têm Carnaval ou não têm Carnaval? Devemos fazer deles os nossos macaquinhos, sem eles terem a mínima noção do que está a acontecer e se nem se vão lembrar? 

Confesso, não vou em carnavais. Se for assim no Brasil, com 30 e tal graus e uma caipirinha no bucho, aí já 'tamo falando outra língua! Me chama q'eu vou!

Agora por cá, tenho dificuldade a achar piada a isto. Raras foram as vezes, nos meus 28 anos de existência, em que não choveu, em que não fez frio, em que não achasse descabido bundas desnudas a tentar sambar e a fingir que está tudo numa grande alegria. 

E, atenção, não sou uma pessoa cinzenta, adoro festejar e celebrar, não tenho medo do ridículo, mas Carnaval para mim é como a passagem de ano: ainda bem que só acontece uma vez por ano. Se pudesse hibernar nesses dias, não perdia nada. 
"Ah! É porque nunca vieste a Torres!" "Ah! É porque nunca foste a uma festa de jeito!" A única vez que me mascarei já adulta jurei para nunca mais.

Por outro lado, não quero condenar a minha filha a este espírito anti-carnaval. Por eles, tudo. Até me imagino a agarrar na máquina de costura e a fazer o fato mais cool do mundo para ver a carinha dela feliz. Até me imagino a mascarar-me de novo, por ela.

Mas em bebé faz sentido? Mascararam ou vão mascarar os vossos bebés?

 


 



 

12 comentários:

  1. Morrriii com as fotos! O bebé esparguete, não aguento! O bebé lagosta! E o rufia americano mau de bares??? Jesus, esse tá creeepy, parece mesmo um bebedolas daqueles dos filmes, ahahahah.
    Quando «À QUESTÃO». Claro que é pa vestir. Nem se pergunta. E ainda bem que eles não têm noção. É a única altura em que podes vestir de pintainho. A partir daí vai ser só princesaaaas. Vais enjoar. Vomitar princesas. Ao menos eu vario entre spider-man, pirata e buzz lightyear. Este último fui que plantei a ideia carinhosamente em ser de 3 anos. Ele acha que ele é que decidiu, mas nãããoooo, fui eu, eu que fui sugerindo, como só nós mulheres sabemos. Se não, ia ser Homem de Ferro. Homem de Ferro! Nem sei o que é isso. Por isso, mascara como queres e bem te apetece, que depois acabou. Princesas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca me mascarei de princesa ahahahah. Fui palhaça, fui Dama Antiga, fui Pierrete (versão feminina do Pierrot, não tenho a certeza se será assim que se escreve, mas pronto) e, por fim, tendo sido minha ideia, de índia (estilo Pocahontas de inverno). Mas não, nunca fui princesa e nunca me mascarei de cor de rosa... :)

      Eliminar
    2. Sim, há outras coisas para menina, estava a exagerar, como sempre. É que agora só vejo tudo vestido de princesa disney. Mas olhe que dama antiga é um bocado princesa, hehehe.

      Eliminar
  2. Nina Barreiros9:43 da tarde

    Ah Joana como eu a compreendo....

    ResponderEliminar
  3. No primeiro ano não mascarei e sinceramente não me arrependo. Agora que ela já anda e já é um bocadinho maior acho que já tem mais piada.

    ResponderEliminar
  4. Sim!! Sou a favor. Ficam uns fofos :) há fatos quentinhos pros Bébés, e como os temos, não dá para ir pra noitada desfilar na rua... Por isso é indoor sem frio! Daqui a meia dúzia de anos não se vão querer mascarar de nada, por isso enquanto a "mãe mandar", veste! Eheh

    ResponderEliminar
  5. E a vida são dois dias, e um é o carnaval lol confesso que não morro de amores pelo carnaval. Passa-me ao lado. Mas estava ansiosa para mascarar o meu baby :)

    ResponderEliminar
  6. no primeiro ano não mascarei e este ano também não vou. Mas no segundo ano já se vestiram, mas não acharam muita piada. Mas agora adoram o carnaval e a seguir ao natal já andam a planear o que vão vestir, e tem 5 anos!

    ResponderEliminar
  7. No seu primeiro carnaval tinha 2 meses e meio e achei descabido mascarar, acho que nem há fatos tão pequenos! Mas este ano, já vai ter 14 meses e ai sim! Vou ver se um fato de marujo que foi do meu irmão, feito em costureira - lindo!, lhe está bem. Se não estiver tenho de ir ver outras opções!

    ResponderEliminar
  8. Ora aqui está um assunto que já gerou alguma (muita, que quando nos dá, dá a sério) discussão cá em casa. Pelo paizinho, mascarávamos o miúdo logo no primeiro carnaval. Acontece que a mãezinha (eu) acha que não faz sentido mascarar os miúdos quando eles ainda não percebem nada, só para mostrar à aldeia como ele é giro.
    No primeiro carnaval, o puto tinha 7 meses. O máximo que vestiu foi um pijama que lhe deram na natal que era dos 101 dálmatas, tirei uma foto e o pai calou-se.
    No segundo carnaval, ele ainda não percebia nada, por isso também bati o pé. O pai também não se mexeu para comprar fatos, por isso o carnaval passou. Vitória.
    Este ano (está com 2 anos e meio), já tenho o fato cá em casa! :)

    ResponderEliminar
  9. Olha se não gostas e não ves necessidade não o faças!
    No primeiro ano não mascarei o Manuel, acho um pouco ridículo (com todo o respeito a quem goste, mas deve ser um síndroma de Joana, mas como eu também não gosto do Carnaval, acho ridículo lol) e felizmente o pai da criança também não via algum sentido nisso. No segundo, como iríamos para a terra do meu marido e a minha sogra adora o carnaval (aqui na Alemanha faz lembrar um pouco como era antigamente em PT, com carros alegóricos e sem mulheres nuas a fingir que está 30° só para imitar a tradição do Brasil), mascarei o Manuel de pirata: calças de fato treino preto, colete feito por mim na máquina de costura e um binóculo com papel de alumínio.
    No ano passado, o infantário lembrou-se de fazer festinha de carnaval. Ele foi de pirata de novo porque eu tive receio que ele se sentisse deslocado no meio de outras crianças mascaradas.
    Agora é que as coisas estão a ficar complicadas: todos os dias chega a casa e quer que eu lhe arrange um fato de Ninja.
    Por isso se não gostas e não tens vontade de a mascarar aproveita agora lol ela não percebe mesmo por isso... Tens mais um tempinho de folga 😜

    ResponderEliminar