1.08.2015

Glossário de Roupas Betas - PARTE 2

Depois do enorme sucesso do Glossário de Roupas Betas, cá está a sequela. Sim, ainda há muito a dizer sobre as roupas coquetes que vestimos aos nossos filhos. Têm de andar sempre em bom, como se a vida fosse uma festa constante e se estivéssemos a ser fotografados para a Caras.

Calma, acérrimas defensoras da roupa beta (ou clássica, vá, porque já da outra vez ia havendo mães a terem um amoque com esta nomenclatura), eu adoro este estilo de roupa clássico. A Isabel veste-se quase sempre com tudo o que é folhareco e golinhas, mas de vez em quando lá calha uma roupa mais descontraída. 

Cá em casa também há babygrows e fatos de treino.

Aqui a única coisa betinha é o laço e adorei vê-la cheia de estilo.


Neste dia (e em muitos outros), ele foi o responsável pela indumentária. 
-"Riscas e bolas?", perguntei-lhe.
-"O laço da Minnie tem bolas!" 
E com esta me calou. Afinal o pai é que sabe.

Até tenho medo de dizer que não sou muito fã de roupa da Hello Kitty e dos Mickeys que já da outra vez me caíram em cima. Afinal o terreno dos estilos de roupa de criança é pantanoso e há quem se chateie à conta disto! Tentem desta vez não andar à batatada umas com as outras e a dizer que umas têm falta de classe e que as outras são bregas. Que os filhos são betos e os das outras parolos. Calma, senhoras.

Vamos então ao que interessa: a lista para ajudar as futuras mães e os pais a saberem o que é o quê. Aqui a mãe ajuda. 

Merceditas
Podiam ser um nome betinho, mas são sapatos de miúda, que tanto podem ser de tecido, verniz, camurça ou veludo e terem fivela, botão, velcro ou laço.
Pisamonas
Menorquinas
A princesa Leonor e a infanta Sofia sempre nos habituaram a estas sandálias nas revistas cor-de-rosa. Dão pró menino e prá menina, mas não estou a ver o meu mais-que-tudo a alinhar nessa, se viermos a ter um menino. Gosto, mas nunca percebi muito bem o buraquinho à frente, nem tapa nem destapa os dedinhos.

Carapins
Sinceramente, algumas leitoras sugeriram-me os carapins, mas não me parece exclusivo das roupas betinhas. Mesmo as mães que vestem fatos de treino também gostam deste género de sapatinho para os recém-nascidos e bebés de poucos meses. Ou estarei enganada? De qualquer forma se tiverem uma avó prendada, peçam-lhe para fazer porque são caros, caros!
Calções à Espanhola ou de peitilho
Não sou fã. Se não for para um casamento ou para um evento ultra chique não se justifica vestir os miúdos com estes calções de peitilho. No fundo, as tiras substituem os suspensórios, mas deve ter também uma questão estética que me escapa.


Tartan
Quantas fotografias viram no Natal com criancinhas super aperaltadas com grandes laços encarnados, preferencialmente de veludo, e com um fofo, vestido ou calções com este padrão? Nem contam pelos dedos das mãos, não é? No próximo Natal, querida Isabelinha, vai ter de ser!


Meias com pompons e laços
Até aos joelhos, estejamos no pico do inverno ou na primavera, o que interessa é compôr o fofo ou o vestido com umas meias todas pipis. Como algumas mães disseram, quando questionei o facto deles terem frio, "eles não se constipam pelas pernas". Okay...




Bordado inglês 
Seja nas toucas, nas golas, nos vestidos, o bordado inglês fica sempre bem.

Laranjinha
Mães e pais, ainda falta muitos tecidos e peças de roupa para a lista das roupas betas? Conto convosco para ajudar pessoas como o meu marido, que ainda hoje lhe vestiu um bolero por cima de um pullover...



Parágrafo final com frases cliché - ler como se fossem as recomendações rápidas no fim dos anúncios a medicamentos: o que importa são os valores que passamos aos nossos filhos e tanto faz terem bodies de gola ou t-shirts do batman. O que importa é eles andarem a brincar nas poças de água, a subirem às árvores e a lambuzarem-se com chocolate. E que ainda bem que há diversidade e que nem todos gostam de amarelo. Aquelas verdades de La Palice.
Só para acalmar as mentes preocupadas com os estereótipos, com o bullying e o diabo a quatro: estamos só a falar de roupas, ok? Vá, respirem fundo e divirtam-se!

9 comentários:

  1. umadasmaespseudobetasqueseguiuatentamenteoscomentariosdopostanteriorcomumbaldedepipocas4:56 da tarde

    Que coragem ir à parte 2!!
    Lololol
    Well done!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hahaha o que eu me ri com o seu nome, umadasmaespseudobetasqueseguiuatentamenteoscomentariosdopostanteriorcomumbaldedepipocas ;P

      Eliminar
  2. Calções ou ate mm saias 'a tirolês' são peças de roupa girissima. Por aqui usam se as duas versões. E abarcas (aka menorquinas) tb! Nos meus meninos tb, é mto pratico e ficam mm mto mto giros de abarca azul escura!

    ResponderEliminar
  3. este pai é muito estiloso, adorei as bolinhas a combinarem com o laço da minie.

    ResponderEliminar
  4. O conjunto que o pai fez está super! Adorei :)

    ResponderEliminar
  5. Não sou mãe nem tenho irmãs mais novas...
    O mais proximo que tenho de meninas pequenas são so minhas primas (diga-se de passagem ao contrario de mim são umas betas :P) que ficam um maximo de igual ou de laçarotes (feitos pela prima ''Nana'' aka eu)ou mesmo so de fato de treino.
    A minha mãe sempre me vestiiu de acordo com a época (no meu caso 1996 roupas demasiado coloridas para meu gosto) mas sempre com aquelas que me deixassem mais à vontade para brincar como quisesse. Claro no natal e ocasiões especiais la entrava o tartan, o lavcinho, a gola, o fofo etc.
    Mas concordo consigo ha roupas e roupas. Eu ja com os meus 18 anos ainda ando de laço (muito descreto obviamente) porque acho que é classico, mas por outro lado ''aflige-me'' ver crianças tão pequeninas de fofo e meias altas (desculpem lá mãe que vestem assim as crianças, mas eles de certeza que têm frio!).
    Acho que o clássico e beto tem limites. Adoro ver meninas de laço (alias é por isso que os adoro fazer para mim, para as primas e para as amigas delas), meninos bem vestidos e elas de vestidos ''betos'' mas diga-se de passagem ficam tão ou mais fofos como a Isabel estava no conjunto da minie (adorei o promenor das bolas :P) descontraidos e prontos para a brincadeira.

    Muitos beijinhos joana :)

    PS- apesar de como disse nao ser mãe descobri o blog pela pagina do facebook da Joana Gama e desde aí nunca mais deixei de o ler :P

    ResponderEliminar
  6. Adorei muita roupa beta - os calções com peitinho, um must, mas há que confessar: nunca deu jeitinho nenhum. Para menininhas quietinhas que só rodam a cabeça de um lado para o outro, sim, admito, deve ser giro. Agora para o meu que se rebola como se não houvesse amanhã pelo chão, não. e depois é assim, isto tem tudo um limite etário. A partir do um ano e meio, acabou-se essa roupinha, pelo menos para os meninos. Não, a sério. É que outro dia dei com um mastodonte de quase 3 anos vestido com um fofo, e criança berrava, era enorme, rolava pelo chão. Mas estava vestido com um fofo. Que pais são mega betos e fica supeeeer bem

    ResponderEliminar