1.24.2015

Truques para eles comerem que nem uns bois.

A hora da refeição nem sempre é muito fácil para nós: eu preferia dar de mamar a estar a aborrecer-me a dar-lhe a colher à boca e ela, apesar de gostar de comer, acho que fica enfadada rápido de estar ali.

Como quero ao máximo evitar televisões e ipads e afins (quase 10 meses e sem nada disso, yeahh), tento sempre arranjar maneiras para lhe enfiar umas quantas colheres goela abaixo, sem que ela repare. 

Atenção que não sou nada a favor de lhe espetar a sopa toda só porque tem de ser, aliás, até falo disso neste post ("Come a papa, raio do miúdo, come a papa") que, não sei porquê, é tradição nossa querer que eles comam a quantidade que nós queremos quando nos apetece e eles também são pessoas. 

Mesmo assim, reconheço que às vezes ela fecha a boca e desvia a colher só porque está enfadada de estar ali e não por não ter fome. Enquanto não há birra, continua a levar com a sopa que até anda de lado (por acaso não anda, nem de lado... nem de frente, nem gatinha). 

Estes livros têm sido, nos últimos dois meses, as melhores alegrias à hora das refeições (estou em casa todos os dias com a Irene, tenho de lidar com almoço e jantar). Se ficam cheios de sopa? Ficam. Se tenho que os apanhar umas dez vezes por colher? Quase. Se vai a sopa toda sem birras e ainda um bocado da fruta? Sim senhora.

O Peekaboo é mágico. Depois de dois meses a usá-lo todos os dias, ainda ontem vi, pela primeira vez, a página de uma flor (devia estar colada a outra por ter muita sopa). O do Jardim Zoológico tem sons, o que é óptimo para ela se rir de boca aberta e espetar mais uma colher e o do Bolinha é um bocado fracote (tem poucas páginas e pouca interactividade), mas dá sempre para variar mais uma vez e entretê-la para a fruta. 

Isto é serviço público, mães. Vão por mim. 

Além de que não estamos a dar a comida feitas robôs, assim interagimos com eles na mesma e até se torna uma actividade muito divertida (bom, se calhar, tirar o muito e trocar por algo). 

Como fazem por aí? Já estão fartas disto e dão-lhes por meio intravenoso? São extremamente adeptas do BLW (temos de fazer um post sobre isto) e nem sopa lhes dão? 


4 comentários:

  1. Carla Paiva11:26 da manhã

    Eu também não uso as tecnologias para que ela coma. Mas às vezes noto que ela não quer estar ali a comer e tenho de criar algum interesse naquele momento. O papá ofereceu-lhe no Natal uma gaiola com 2 periquitos e agora são a nossa TV para comer a sopa! Conversamos sobre os pipius, e eles fazem barulho que se fartam... tem funcionado! Arranja uns! Os teus tarecos é que haviam de achar piada a teres uma gaiola com um bicharocos a fazer barulho! lol A mama é tão mais fácil! <3

    ResponderEliminar
  2. Percebo perfeitamente o que passam nas horas de refeição pois eu passo igual, a grande diferença é que a minha bebé só tem 5 meses e faz isso em todas as refeições. Como a minha filha é uma bebé de baixo peso, ela tem mesmo que comer mais ou menos as horas que eu quero o que ela quer porque senão não comia nada. Assim, conto com a ajuda preciosa do Meu marido que abana livros, brinquedos, os braços, as mãos, cantamos mil e uma canções e no final da refeição estamos estoirados, os três.Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Eu também evito ao máximo os ipads e não tenho tv na cozinha, por isso o entretém Sao coisas que geralmente não são brinquedos, como rolhas de plástico, molas de roupa, colheres de plástico, etc. Também ajuda ter o ipad a tocar músicas, sem ele ver, para eu ir cantando (o meu repertório é muito limitado!). Já para fazer os aerossóis, agradeço o entretém que o João bebé proporciona!

    ResponderEliminar
  4. Encontrei o vosso blog há uns dias e tenho estado viciada! Até acho que a Irene é parecida com o meu Leo que tem 17 mesinhos...e sendo assim, gostei tanto desses livrinhos que acabei de comprar o Peekaboo e o do Jardim Zoológico! Vamos lá ver se também o ajuda na hora da papa!

    ResponderEliminar