9.08.2015

Abracei uma de vocês e chorei com ela.

A propósito do post desta tarde da Joana Gama (aqui), lembrei-me de partilhar convosco o que me aconteceu na semana passada, quando fui com a Isabel procurar um vestido para ela levar a um casamento. Wrong decision. Apesar de querer integrá-la em tudo o que eu faço, há coisas que para ela não são minimamente atractivas e mais valia ter ido ao parque para ela correr e brincar à vontade. Está na fase em que a única coisa com piada nas lojas é deitar tudo abaixo, sapatos, vestidos, camisolas. Tira e põe, desarruma e arruma, o normal. Quer fugir disparada das lojas porque, se estou a correr atrás dela, deve ser uma grande brincadeira. Ri, ri e ri. Despachei-me num instante, sem vestido, pois está claro.

Mas ainda bem que fui. Pude conhecer a Tonicha. "Isabel!", disse com entusiasmo assim que entrou na loja. A Tonicha é uma mãe como nós. Mas é uma Mãe que teve de arranjar forças sobre-humanas. É uma Mãe a quem tiraram o chão durante uns tempos. O filhote, Gustavo, tem uma doença crónica. Assim que me disse que já tinha comentado no blogue, soube logo quem era.

Emocionámo-nos. Dei-lhe um abraço. O meu coração foi dela. E do Gustavo, que tem menos um mês que a Isabel. Falámos por breves minutos. Desabafou comigo e eu ouvi-a, entre as correrias atrás da Isabel. Nem sabia porque estava a chorar, disse-me, meia envergonhada. Eu sabia por que é que eu estava. Dei-lhe dois beijinhos. Viemos embora.

Nestes dias já pensei muito nela. E em como este blogue me dá tanto em troca. Não são mães que estão do outro lado do computador que nos seguem. São a Tonicha. A Célia. A Filipa. Têm nomes. Têm filhos. Têm histórias reais, que não se importam de partilhar connosco. Confiam em nós, gostam de nós.

Só pude abraçar uma de vocês. Espero poder abraçar muitas mais.

4 comentários:

  1. Se gostei deste post?!!!
    Gostei à brava, porque quando lei-o é como se estivesse na esplanada em conversa fiada com as Joanas. Não nos conhecemos, nunca nos abraçámos, mas sei tanto sobre vós que parece que as conheço pessoalmente.
    Ainda por cima, o meu nome está no post, então sinto mesmo que é para mim :-)
    Já disse mais vezes, adoro ler-vos :-D

    ResponderEliminar
  2. Se a Filipa for eu fico muito honrada! Adoro pessoas vosso blog e adorava conhecer-vos pessoalmente! Um grande bem haja por existirem!

    ResponderEliminar
  3. E pronto, mais umas lágrimas derramadas. Obrigado pelo abraço e pelos poucos mas bons minutos de conversa. Na verdade senti-me tonta por me terem vindo as lágrimas aos olhos. Apesar de tudo sou uma mãe cheia de sorte. O meu príncipe é tudo aquilo que desejei e ainda muito mais. Todos os dias me deixa cheia de orgulho, todos os dias o amo mais e mais. Dizem que as grandes batalhas se dão a quem tem capacidade de as ultrapassar e o Gustavo é prova viva disso mesmo.
    Um beijinho muito muito grande para todas as mães e outro enorme para a Joana. Foi um prazer conhecê-la e à Isabel que é uma menina linda linda linda.

    ResponderEliminar