8.23.2017

"Porque é que a casa da mãe já não é a casa do pai e da Necas?"

Foi hoje. 

Desde que nos decidimos separar até hoje não pensei muito mais nas dúvidas que a Irene pudesse ter. Naquela primeira semana explicámos que ela iria ter duas casas: a da mãe e a do pai e que ambas eram dela também. 


Foi pacífico. 


Fomos aconselhados (e bem) a explicar as coisas só dentro daquilo que ela perguntasse. Tenho-me apercebido que é realmente a melhor técnica. Apesar deles só perceberem o que são capazes de perceber, escusamos de tornar isso mais difícil e confuso.

Hoje, quando saímos de casa para a ir levar à casa do pai, ela perguntou "era ali onde íamos passar as duas e dizíamos adeus ao pai que ia à janela". 

Respondi que sim e com um sorriso, surpreendida por ela se lembrar e também para retirar qualquer conotação triste que pudesse ter (que não tem, minimamente). Naqueles 30 segundos de silêncio para mim - que, na realidade, devem ter sido uns 2 na vída real - veio a pergunta: 

"Porque é que a casa da mãe já não é a casa do pai e da Necas?"

Tinha já uma resposta longa ensaiada, mas editei-me. Por ela. Eu conheço-a, sei o que a cabeça dela já organiza e o que ainda é complexo e sei que tanto o conceito de namoro, amor e de final de relação não interessa muito. O que lhe interessaria? Que ambos a amamos, mas que houve uma mudança. 

Disse-lhe: "Porque agora somos só amigos, filha". 

E calei-me. Eu que tenho a tendência para aprofundar tudo, para explicar tudo o melhor que posso, tive de pensar nela (eu cá me vou resolvendo, não preciso destes momentos com a Irene para me organizar). 

4 comentários:

  1. Penso que foi a resposta adequada... a seu tempo e com as perguntas "adequadas" da parte dela, vais explicando e ela irá entendendo e tirando as duvidas que vão surgindo naquela cabecinha :)
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  2. É isso. Existe uma mania de ter de explicar tudo detalhadamente à criançada porque é uma coisa suuuper moderna. O mais importante é dar-lhes pequenas bases educativas para gradualmente discernirem entre o bom/mau, ou certo/errado. O resto, é o resto.

    ResponderEliminar
  3. Tudo a seu tempo. As respostas a praticamente tudo devem ser simples, verdadeiras e adequadas ao grau de compreensão que têm na idade respetiva. Fez bem!

    ResponderEliminar
  4. *escusamos
    Beijinho

    ResponderEliminar